Bom dia, dia!































Bom dia Sol onde quer que voce esteja: brilhando nos cantos do céu ou clareando pensamentos, meus e de todos aqueles com quem me encontro em "olhares".































Um olhar da Terapia Cognitiva sobre as Emoções

 Emoções negativas, no sentido de nos causarem sofrimento, são passíveis de serem compreendidas e mesmo modificadas, através de uma análise dos pensamentos que estão envolvidos no momento que as sentimos.
Em Terapia Cognitiva existe a premissa da especificidade das emoções, isto é, para cada tipo de emoção que experimentamos existe um único conteúdo cognitivo associado.  
A raiva, o medo e a tristeza, bem como seus matizes, fazem parte das emoções negativas. Quando somos invadidos por emoções dessa natureza o resultado é sempre um estado de sofrimento.
Quando contamos para alguem o motivo pelo qual estamos com raiva, ou triste ou ansiosos, quase sempre falamos sobre uma situação ocorrida, como se ela fosse o motivo do nosso sofrimento. No entanto, pelas pesquisas científicas no campo da Psicologia Cognitiva, sabe-se que é o significado dado à situação, ou seja, que é a explicação que damos a nós mesmos sobre a situação que determina a emoção presente.
Assim, ao vivermos uma situação para a qual atribuimos significados de perdas, sentiremos tristeza. Por outro lado, quando o pensamento é de que não deveríamos estar sendo tratados de maneira diferente da que  gostaríamos, sentiremos muita raiva. Nossas regras de vida foram ultrajadas. De maneira semelhante, quando numa situação imaginamos que coisas ruins poderão acontecer, certamente seremos invadidos por uma onda de ansiedade.
Através de técnicas de TC é possível verificar se os significados dados à situação correspondem à realidade ou se são apenas frutos de uma distorção cognitiva, pois um pensamento ( ou seja o julgamento da situação) pode estar total ou parcialmente errado, afetando negativamente as emoções.
Chamam-se Erros Cognitivos, os erros de lógica que cometemos ao avaliar uma situação. Só para citar um, quem já não teve a certeza  que sabia o que a outra pessoa estava pensando? A esse erro de lógica a TC chama de Leitura Mental. O pior é que em nome da certeza das nossas advinhações nos comportamos de forma a "equilibrá-las" cometendo atos dos quais poderemos nos arrepender depois.
Se ao ler este texto voce se interessar em pesquisar o significado que está colocando nas situações vivenciadas, quando se perceber tocado por uma destas emoções negativas registre:
Situação = [descreva o que aconteceu]
Pensamento = [escreva o que lhe passou pela cabeça naquele momento]
Emoção = [o que está sentindo]
Dica: é mais fácil começar pela emoção. Todo mundo sabe se está triste, com medo ou com raiva.
Se quiser mande o que anotou. Terei prazer em conduzir voce pelos caminhos da TC.